Moderninha do PagSeguro

Moderninha do PagSeguro
Adquira já a sua!

domingo, 31 de julho de 2011

Serviços gratuitos de hospedagem na nuvem: experimente!

Testamos três dos principais, e que estão à disposição dos brasileiros        

Primeiro, demos uma olhada no Dropbox. Ele não é tão conhecido, mas é super eficiente. Funciona assim: você se registra e baixa um programinha para o seu micro. Esse programinha cria uma pasta. Pronto! A partir daí, basta colocar aqui dentro tudo que você quiser que esteja disponível na nuvem. Quando você acessar sua página do Dropbox, em qualquer lugar, os arquivos estarão lá. "Se você também instalar esse programa em outros computadores, ele fica como uma espécie de 'janela mágica' para a nuvem, que é onde você salva, na pasta. Assim, o arquivo fica salvo na rede", completa Cássio.

Agora, o Opera Unite, o serviço de cloud integrado na última versão do navegador Opera. Ele oferece recursos específicos para fotos, documentos e vídeos. Como é uma ferramenta do navegador, você precisa baixar o Opera para usar. Ao contrário do Dropbox, quando você aciona o Unite, tudo que está no seu computador pode estar também na nuvem. Você escolhe quais pastas quer compartilhar. É claro que se você quiser ter acesso a esses arquivos em outro computador, ele também precisará ter o Opera instalado.

Por último, tem o SkyDrive, o serviço de computação na nuvem oferecido pela Microsoft. A base do funcionamento é a mesma dos anteriores. As duas principais diferenças: aqui, você só faz o upload de um arquivo por vez e nunca de uma pasta inteira, como no DropBox e no Opera Unite. E você precisa ter uma conta do Hotmail para usar.
A maioria dos serviços gratuitos oferecem entre 1 e 2 GB de espaço. Com o Opera Unite e o Drop Box não há esse problema porque, na verdade, você estará usando uma pasta da sua própria máquina. Já o SkyDrive funciona apenas virtualmente. Quer dizer, se você quiser alterar qualquer arquivo gravado na ferramenta, você precisa acessar sua conta. Já nos outros dois serviços, se você alterar arquivos que estejam nas pastas compartilhadas, eles automaticamente são alterados na nuvem.

Estes são apenas alguns serviços de cloud computing. Existem diversos outros específicos para compartilhamento de música, por exemplo; existem também ferramentas que oferecem aplicativos online para tratar fotos, produzir textos ou editar vídeos. Se você quiser saber mais sobre computação na nuvem, nós separamos uma série de matérias sobre o assunto. Tem muita informação sobre o iCloud, o serviço de computação da nuvem da Apple. É só clicar nos links acima!
http://skydrive.live.com/
http://opera.com/unite
http://www.dropbox.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário