Moderninha do PagSeguro

Moderninha do PagSeguro
Adquira já a sua!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Você sabe se você tem um salário bom?

Um salário bom é a recompensa que todos desejam ter por um trabalho bem-feito, e você não é exceção! Independentemente do momento da vida profissional pelo qual você está passando, certamente você quer ser valorizado. E, como o salário recebido é uma recompensa que, ao menos em tese, deve corresponder ao tanto que se gera de valor a uma empresa, é comum se questionar se o seu salário é compatível com seus esforços.

Pense no valor de cada aspecto

Para avaliar corretamente sua situação salarial, é necessário considerar sua idade, formação, horas trabalhadas, entre outros aspectos envolvidos na questão. Também reflita sobre os benefícios inclusos em seu contrato de trabalho, e que você usufrui.

Muitas vezes, um salário nem tão alto é compensado por vale-refeição caprichado, convênio médico com excelente atendimento, colônia de férias, abonos salariais, dentre outras coisas. Ao analisar a situação salarial, tudo deve ser pensado!
Média do mercado: um indicador seguro

Há, para determinada profissão ou função, valores mínimos e máximos praticados pelas empresas. Usando esses referenciais, o mercado estabelece médias salariais, ou seja, valores médios pagos a profissionais com funções iguais.

Isso valor pode ser facilmente conferido, já que há até mesmo sites que mantêm bancos de dados confiáveis. Entre eles LoveMondays, Empregos.com. br e Salário BR — ambos com foco em pesquisa salarial.
Disponibilize seu currículo em algum site de empregos

Atualizar o currículo e ver como anda o mercado de trabalho é uma boa maneira de saber se o seu salário está na média ou abaixo dela. Preencha sua pretensão salarial com o quanto você ganha atualmente, e veja se desperta interesse nas empresas.

Dessa maneira, você ficará sabendo ainda se o mercado está favorável, ou, pelo contrário, ruim para quem busca recolocação profissional. Lembre-se: a lei da oferta e da procura vale também para cargos e salários! Em épocas difíceis é arriscado mudar de emprego!
Tenha muito claro o que esperar da empresa onde trabalha

Para saber exatamente se o salário que você ganha é bom, é necessário ter muito claros seus objetivos e perspectivas. Pode ser que a empresa para a qual você trabalha tenha um plano de carreira maravilhoso e totalmente possível de ser trilhado por você.

Nesse caso, pode ser um péssimo negócio você sair de seu emprego por um salário um pouco mais alto. Afinal, crescimento profissional agrega valores financeiros, e outros, como a satisfação de ver os resultados de suas ações.

Levadas em conta todas essas variáveis, se você está mesmo insatisfeito com o seu salário, é hora de providenciar mudanças. Nada de radicalismo: chegar para o empregador e falar abertamente sobre seu descontentamento salarial é uma atitude com poucas chances de ser bem recebida.

Reflita sobre seu momento de vida, pense nas possibilidades de reciclagem profissional. Quem sabe não é a hora certa para fazer a pós-graduação ou especialização que você sempre quis? Adquirir novos conhecimentos tem tudo para fazer seu valor no mercado de trabalho subir consideravelmente, e, dessa forma, você poderá alcançar o salário bom que tanto merece!

Está contente com o seu salário? Pensa em fazer algo para aumentá-lo? Comente!

Fonte: Guia de bolso

Nenhum comentário:

Postar um comentário