Moderninha do PagSeguro

Moderninha do PagSeguro
Adquira já a sua!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Internet gratuita, em locais públicos

Moradores de Jundiaí, no Estado de São Paulo, já podem navegar pela web sem gastar um centavo, com velocidades de até 10 Mega

Links da Matéria
WiMax: banda larga sem fios de grande alcance  WiMax: uma nova maneira de se conectar à web 



Desde março desse ano, quem mora em Jundiaí, cidade de 370 mil habitantes, próxima à capital paulista, já pode navegar pela internet sem gastar um centavo. Basta estar num dos parques ou terminais de ônibus do município e, é claro, ter um nas mãos um smartphone, tablet ou computador com conexão Wi-Fi. E a novidade já faz sucesso. Em menos de três meses de operação, já são mais de seis mil usuários cadastrados e uma média de 250 acessos simultâneos todos os dias.
"Uttilizo a internet para acessar o Facebook e fazer pesquisas no Google pelo meu celular. Acho a iniciativa bem legal, pois, quando não temos internet em casa, podemos vir ao parque para usar", afirma a estudante Joyce Vitor Rafael.
Em alguns parques, mesmo quem não tem um smartphone ou tablet pode usar a internet. Em salas como esta, computadores conectados à rede - e até impressoras - estão disponíveis gratuitamente.
"Para quem não tem um poder aquisitivo para ter um equipamento de informática em casa é uma boa alternativa", disse o funcionário público Mario de Souza Filho.
Para oferecer esses serviços à população, Jundiaí recorreu a tecnologia de ponta. Aqui, foi o WiMAX que fez a diferença. O Wimax pode ser encarado como uma evolução do Wi-Fi. A partir de uma conexão Wimax, é possível oferecer até quarenta conexões simultâneas em cada local com velocidades de até 10 MB. Funciona assim: em cada terminal ou parque conectado, uma antena WiMAX recebe o sinal do provedor de internet. Neste mesmo poste, um rádio capta este sinal e o transmite para as redondezas via Wi-Fi; assim, com um notebook, tablet ou smartphone você se conecta instantaneamente à web.
A aposta valeu a pena. Jundiaí ficou em primeiro lugar no Estado de São Paulo no Índice Brasil de Cidades Digitais 2011. Neste mesmo levantamento, realizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, o município ocupa a quinta posição no ranking nacional. À frente inclusive da capital paulista, hoje Jundiaí oferece conexão livre à internet em sete terminais de transportes públicos e cinco parques da cidade.
"Levamos a tecnologia para os parques e, imediatamente, as pessoas começaram a usá-la. Isso é sinal de que é muito melhor se estar em um parque, onde você tem luminosidade e ar puro", 

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário